24/04/2020

AS GRANDES QUESTÕES QUE AGORA RESSURGEM

Porque ficam os mais pobres, a maioria de nós, quando de repente se vêem sem emprego, logo na penúria, não conseguindo sobreviver sem ajudas logo no primeiro mês? Porque não têm poupanças. Como poderiam, com salários miseráveis! 
E tudo isto a acontecer também na Europa e nos EUA. Claro, na India é bem pior. Como em Angola. Moçambique. Na própria China. Na Turquia e no Bangladesh também. Até no Reino Unido. 
Mas o que bem sei é que os seus chefes e patrões estão a ter confinamentos agradáveis, e desafogados, porque ganham 50/75/100/200/500/100.000 vezes mais do que os funcionários que lhes geram a riqueza com suor, sangue e lágrimas.
Porque continuamos a fazer negócios com ditaduras, que oprimem os seus povos, que vigiam tudo e todos 24/7 x 365?
Porque continuam alguns desportistas, artistas e afins, a ganhar mais do que os melhores cientistas, quando são estes últimos os que têm de encontrar soluções para crises avassaladoras como esta?
Porque continuamos a poluir tanto, e a destruir o planeta consumindo-o quais canibais?
Porque continuamos, vergonhosamente, a alimentar (essencialmente homens, não é incrível) empresários que têm fortunas bilionárias -que dariam para pagar dívidas inteiras de muitos países- ganhas mais por medidas expeditas: como não pagar quase impostos nenhuns em lado algum; como pagar salários miseráveis; como usando gratuitamente a infra-estrutura da internet para seu grande benefício sem custo algum?
Como poderemos estar a seguir o percurso que nos leva à auto-destruição, seja festejando, consumindo, ignorando e dizimando, seja ao que parece, com orgulho e honra de um grandioso feito?
Porque estamos a deixar resvalar a importância da Democracia e da Imprensa livre e pujante, o centro vital da vida ocidental e o seu maior exemplo mundial, para a sarjeta, como se ditadores fossemos?

Sem comentários:

Enviar um comentário