26/03/2020

COVID 19

Obrigado, covid-19,
Por teres afastado todos de mim.
Gosto de viver isolado,
Não ter contacto humano,
De desaparecer no ‘smartphone’
Para estar online ininterruptamente.

Obrigado por confirmares
A certeza de que, como sempre,
Amo a minha família e os meus amigos,
E que tenho falta dos seus abraços,
Dos seus beijos e do seu mau humor.

Obrigado por me ajudares a perceber
Que andar de avião para todo o lado, 
E só porque é barato, também pode ser
Controlado sem dificuldade: ir de um país
A outro para nos emborracharmos?

Obrigado por me ajudares
A passar mais tempo com os meu filhos,
Que raramente me viam,
E assim cresciam tão estranhamente.

Obrigado por me confirmares
O quão dependentes da China estamos,
E como uma ditadura, financiada por democracias,
Investe na militarização, oprime o seu povo,
Em especial as minorias, e nós, cabisbaixos,
Parecemos cada vez mais resignados 
A essa realidade 'big brother', que em breve
Será a nossa realidade senão reagirmos...

Obrigado, talvez porque irás dar uma
Ajudinha a livrarmo-nos de alguns
Lideres indignos, imorais e  tão
Perigosos como o Hitler,
Mesmo que eleitos democraticamente

Também obrigado por mostrares à Europa
Como andam a dormir os seus líderes,
Entretidos em conversa de cacaracá
Enquanto algumas multinacionais
Conseguem pagar menos impostos
Do que a maioria do seus nativos;
Ou enquanto refugiados são desprezados;
Ou enquanto o seu próprio povo
Se radicaliza, se nacionaliza e envelhece;
Ou enquanto somos manipulados,
Outros pagos, pela Rússia;
Ou enquanto nos desmoronamos
Mas teimamos em seguir os protocolos,
E marchar ao ritmo do cinismo,
Da regra rígida e pérfida, enquanto
O comboio do progresso já passou
 Por nós há algum tempo atrás, e nós
Já só somos uma relíquia encarquilhada,
E entalada por uns poucos dos últimos
Aderentes, de que pouco acautelamos.

Obrigado por nos permitires,
Uma vez mais e depois de salvarmos
Os bancos, ter de salvar os empresários;
Uns sem dinheiro nos bolsos, 
Outros com muito dinheiro ‘offshore’,
E que pedem ajuda em simultâneo.

Obrigado por mostrares como os governantes
Brincam com coisas sérias, para depois
Se comportarem como generais,
Mandando a infantaria -médicos, enfermeiros 
Polícias e bombeiros-
Salvarem o povo, mesmo sem terem o
Material, as camas, os hospitais
(pelo menos irão ter estádios)
Enfim as condições que há tantos anos pedem,
E depois nos brindam com uma lista
Do material que não falta, não faltou...

Obrigado por mostrares como os velhos,
(como os fracos, os sem abrigo ou os pobres)
São os primeiros a tombar,
Depois de uma vida a contribuir
Para um sistema que já não
Consegue retribuir, sequer, com amor,
Senão, por vezes, com uma decisão
Pragmática.
Pragmática.

Obrigado pela lição, mesmo
Que seja a mais cara de sempre.

P.S. também não se esqueçam de fazer um like no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário